sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Invicto, Ibitiara Esporte Clube entra em campo neste final de semana

Ibitiara Esporte clube
A Associação Ibitiara Esporte Clube, iniciou o ano  de 2012 participando do  campeonato regional realizado na cidade de Araripe pela NG Eventos, em seguida participou da copa São Jose de futebol de campo da cidade de Potengi,  sendo campeão invicto sofrendo apenas dois gols. No campeonato municipal de futebol de campo conseguiu mais uma vez chegar a grande final, sendo vice- campeão, perdendo nos penaltis. Agora estamos participando de dois campeonatos um sediado na comunidade de alagoinha distrito de Araripe, onde disputaremos  as quarta de finais neste sabado contra a forte equipe do baxio de facunde  e no domingo jogaremos contra a equipe do palmeiras bar jogo valido pelo campeonato regional realizado pela a  Associação Esportiva altaneirense.



Ibitiara Esporte clube
Ibitiara Esporte Clube em Cinco Campeonatos coleciona apenas uma derrota onde na qual foi eliminado, sendo campeão em um, Vice- Campeão no outro e disputando os outros dois no momento.  
Share:

terça-feira, 20 de novembro de 2012

111 anos contra o racismo! Conheça o primeiro negro do futebol brasileiro

Enquanto declarações e ações racistas acontecem no futebol brasileiro e europeu, bisnetos de Miguel do Carmo tentam manter viva memória do primeiro negro da história da bola no Brasil



Campinas (SP)



Os primeiros negros no futebol brasileiro
Quase 111 anos depois, dois garotos, de 18 e 17 anos, tentam dar continuidade à trajetória de quem é apontado como o primeiro negro a atuar em um time de futebol no Brasil. Eles são Gabriel e Lucas, bisnetos de Miguel do Carmo, um dos fundadores da Ponte Preta – em 11 de agosto de 1900, época em que o futebol nos clubes e federações era exclusividade de quem tinha posses e, principalmente, era branco.
No limite da idade para entrar na carreira profissional, a dupla treina nos campos do Jardim Garcia (em escolinha que leva o nome do avô, Geraldo do Carmo, filho de Miguel e zagueiro do Guarani, nos anos 50) e do Taquaral, bairros de Campinas. Gabriel e Lucas até tentaram participar de peneira da Ponte, mas com a concorrência de outros 3 mil meninos nem chegaram a ir a campo.
– Uma porta de entrada pode ser o futebol universitário dos EUA. Minha ideia é estudar lá e tentar. Nos EUA é comum a carreira começar com 18 – diz o volante Lucas.
Sua mãe, a jornalista Raquel do Carmo, acompanha a luta do filho e do sobrinho, enquanto busca resgatar a memória do avô, que ela nem chegou a conhecer – Miguel do Carmo morreu com 47 anos, quando Geraldo, pai de Raquel, tinha apenas 5.
– Eu me sentia culpada de não participar da busca dessa identidade. O negro faz parte da história do nosso país e a nossa família faz parte da história de Campinas. Não conheci meu avô, mas é apenas duas gerações acima da minha. A raiz está muito perto ainda! – afirma ela.
Geraldo (pai de Raquel e avô de Gabriel e Lucas) é o único dos filhos de Miguel que jogaram futebol profissionalmente e que está vivo. Tem 84 anos e ainda joga suas peladas.
– É o remedinho da semana (risos). Recebe e toca (a bola), coisinha simples, né? Só para suar um pouquinho – brinca, já recuperado do rompimento dos tendões de aquiles, durante um dos jogos, há três anos.
Zagueiro, Geraldo ficou marcado pela passagem pelo Guarani, nos anos 50.
– Eu havia acertado, em uma sexta-feira, com o Moyses Lucarelli (então homem forte do clube) para jogar pela Ponte Preta. Mas, no dia seguinte, o Guarani apareceu na minha casa e me levou para São Paulo. No domingo, entrei em campo. Fui contratado para resolver os problemas da defesa do Guarani. Mas na estreia, perdemos de 10 a 0 – diz, entre risos.
Geraldo, Raquel, Gabriel e Lucas são parte importante da história do negro no futebol brasileiro, que começou com Miguel do Carmo, em 1900, e abriu caminho para Pelé, o maior de todos, e para Neymar, a mais recente revelação negra do país. É essa memória que a família do Carmo tenta resgatar no Brasil.
QUEM É

Miguel do Carmo
Apontado como o primeiro negro da história do futebol brasileiro

1885: ano de nascimento
Miguel nasceu em 10 de abril, em Campinas. Três anos antes da abolição da escravatura no Brasil, com a Lei Áurea.

1900: fundação da Ponte
Na época, com 15 anos, ele foi um dos fundadores do clube, com outros garotos e rapazes do Bairro da Ponte Preta, e com o apoio do alemão Theodor Kutter, do austríaco Nicolau Burghi, do brasileiro descendente de alemães Hermenegildo Wadt e do brasileiro João Vieira da Silva.

1932: ano da morte
Morreu com 47 anos, depois de passar por uma cirurgia no estômago.

84 anos
Tem Geraldo do Carmo, um dos filhos de Miguel do Carmo que também foi jogador (o outro, Miguel, morreu. Zagueiro, atuou no Guarani, na década de 50).

18 anos
Tem o bisneto Gabriel do Carmo Medes. Ele tenta seguir a carreira no futebol. Joga como lateral. Nasceu em 12/3/1993, em Campinas. Tem 1,72 metro e 70 quilos.

17 anos
Tem o bisneto Lucas do Carmo Santos. Também tenta seguir a carreira. Joga como volante. Nasceu em 10/8/1993, em Campinas. Tem 1,78 metro e 73 quilos.
Semana teve polêmicas com suposto racismo
Durante o amistoso da Seleção contra a Escócia, em Londres, no dia 27 de março, uma casca de banana foi atirada por um adolescente alemão perto de Neymar. A polícia identificou o garoto, disse não ter havido intenção racista, mas não explicou por que a casca foi atirada. No dia seguinte, durante o programa “CQC”, da TV Bandeirantes, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP) disse: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu”, à cantora Preta Gil, que perguntou o que ele faria se seu filho namorasse uma negra. Após repercussão negativa, Bolsonaro disse que não havia entendido a pergunta.
DOSSIÊ
Ponte já enviou dossiê à FIFA
Desde 2003, a Ponte Preta tenta ser reconhecida pela Fifa como o primeiro clube a aceitar e ter jogadores negros em seu time. Mas o trabalho de pesquisa e documentação sobre a história do futebol em Campinas, que começou em 1996, é do historiador e pesquisador da Ponte, José Moraes dos Santos Neto – na época, ele ocupava cargo na Unicamp.
Em um dos trechos do dossiê enviado à Fifa, Santos Neto cita o time formado no Bairro da Ponte Preta, em Campinas. Leia trecho abaixo:
“(...) Os meninos e rapazes jogadores de futebol eram brancos, negros e mulatos. Entre os jovens tínhamos quatro negros e dois mulatos, mas um deles se tornou jogador do primeiro time da Ponte Preta após sua fundação em 1900, seu nome era Miguel do Carmo. Em 1900 esses rapazes resolveram fundar um time de futebol, para tanto contaram com o apoio do alemão Theodor Kutter, do austríaco Nicolau Burghi, do brasileiro descendente de alemães Hermenegildo Wadt e do brasileiro Capitão João Vieira da Silva. O objetivo era fundar uma associação sem preconceito de raça ou religião para praticar o futebol . Em 11 de agosto de 1900 é fundada a Associação Atlética Ponte Preta (...)”.
A entidade respondeu com carta assinada pelo então chefe de relações públicas Federico Addiechi, mas reconhecendo a Ponte Preta apenas como “um exemplo de igualdade, fraternidade e não-discriminação, através de seu time de futebol por mais de um século”.
Miguel do Carmo tinha 15 anos na época. Jogou pela Ponte Preta e morreu jovem, aos 33 anos, depois de passar por uma cirurgia no estômago.
PIONEIRISMO
Ponte ou Vasco?

Um debate antigo que acirra a discussão sobre o tema é: qual clube aceitou o primeiro negro no Brasil, Ponte ou Vasco? O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898, por um grupo de 62 rapazes na maioria imigrantes portugueses, com o intuito de ser uma associação dedicada à pratica do remo, principal esporte do Rio de Janeiro, na época, a capital do país.

O Vasco só incorporou ao clube um time de futebol em 26 de novembro de 1915, quinze anos após a fundação da Ponte Preta, que não faz distinção de raça desde sua fundação, em 1900. A razão disso? Era possível notar a presença de negros e mulatos entre seus fundadores. O jogador Miguel do Carmo, por exemplo, foi titular do time ainda no primeiro ano do clube. Embora o Vasco, em 1904, tenha elegido um presidente negro, não há dúvidas, de que a Ponte Preta é pioneira na democracia racial do futebol brasileiro, por pelo menos quatro anos. E isso não é papo de torcedor, é matemática.

Se os números deixam dúvidas, qual a razão da existência do debate?
1) O livro “O negro no futebol brasileiro”, de Mário filho, a principal fonte de consulta sobre a história dos jogadores negros no Brasil, embora precioso como acervo de informações, abrange apenas os clubes do Rio de Janeiro, e entre esses clubes, realmente, o Vasco se destaca na questão da aceitação do negro;
2) durante toda a sua história o Vasco sofreu preconceitos e foi penalizado por ter negros no seu elenco. Episódios que mancharam o esporte, e de tão marcantes vão ser sempre lembrados como marcos da história do futebol brasileiro.

Não se discute a importância e o valor da luta do Vasco, mas a Ponte também foi atuante na luta contra o preconceito. Assumiu a cor preta no nome e no uniforme. Levantou uma bandeira. Pediu liberdade a uma cidade conservadora, nada menos que o último município brasileiro a abolir a escravatura.
A partir de meados da década de 10, a Ponte passou a ser denominada a Veterana, porque, entre os muitos clubes que surgiram na virada do novo século em Campinas, foi o único que sobreviveu e, até por isso, acabou sendo o mais antigo. Não é à toa, e nem demérito vascaíno, mas é inegável, que o primeiro jogador negro do futebol brasileiro nasceu nos colos da centenária Preta Velha!

www.lancenet.com.br
Share:

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Altaneira sedia Campeonato Regional de Futebol de Campo

Associação Esportiva Altaneirense realiza  I copa 18 de Dezembro de Futebol de Campo Intermunicipal de Altaneira-Ce.

Aguardem!!! Nos próximos dias publicarei o regulamento e tabela dos jogos.

Acompanhe tudo sobre o Esporte Regional Aqui.




Edson Veriato

Share:

Ibitiara se classifica para quartas de final do campeonato da Alagoinha

Ibitiara esporte  clube se classificou neste domingo para fase seguinte do x campeonato de futebol de campo da Alagoinha. Em jogo disputadissimo o Ibitiara enfrentou a forte equipe do Baxio de Facunde e conseguiu vencer com o placar de 2x1 e com a vitoria segue agora para as quartas de final.
Com destaque para os dois gols do atacante Valdemir que fez seu segundo jogo pelo o Ibitiara Esporte Clube.
Ibitiara Esporte Clube


Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube
No jogo anterior versos a Equipe de Campos Sales com o placar de 2x2, com os gols de Paulinho e Randinho o I.E.C se matem invicto em 2012.
Share:

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

I.E.C Vice Campeão Municipal 2012

Ibitiara Esporte Clube Mais uma vez chegou, com  menos de dois anos  de fundação, a equipe chega pela segunda vez consecutiva na final do campeonato municipal de Potengi,(lembrando que entre essas duas chegadas a equipe conquistou a Copa São José 2012 de Potengi)


Ibitiara Esporte Clube




Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube



Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube

Share:

sábado, 1 de setembro de 2012

2012, O ANO DA REVANCHE

   PODEMOS DIZER QUE É ASSIM QUE A EQUIPE DO IBITIARA ESPORTE CLUBE ENCARA A GRANDE DECISÃO DE LOGO MAIS AS 16 HORAS DE HOJE(01/09/2012),CONTRA A FORTÍSSIMA EQUIPE DO PALMEIRAS BAR.
   COM UM POUCO MAIS DE UM ANO DE FUNDAÇÃO A EQUIPE CHEGA PELA SEGUNDA VEZ, A FINAL DO MUNICIPAL DE POTENGI, E CONTRA O MESMO ADVERSÁRIO, PALMEIRAS BAR QUE SE SAIU VENCEDOR EM 2011,VENCENDO O IBITIARA POR 5X3.
    A EQUIPE DO IBITIARA A VOLTA DECISÃO COM POUCAS MUDANÇAS NO SEU ELENCO,MANTENDO AINDA ATLETAS COMO ABMAEL,NETINHO,CESAR,ERIALDO,TONHO DE PIO,PAULINHO,RANDERSON,JOÃO DE IRACEMA E CONTA COM A CHEGADA DE BONS JOGADORES,COMO CLAUDIO DE QUINHA,ROBÉRCIO,RICARDO,FAGNER,TANDINHA,JOÃO VICTOR,LUIZINHO,ISAIAS ENTRE OUTROS.
    JÁ A EQUIPE DO PALMEIRAS BAR TAMBEM TEVE POUCAS MUDANÇAS,MAS UMA SIGNIFICA MUITO, A AUSÊNCIA DO ATLETA PELÉ,BOM JOGADOR.
   ESPERAMOS QUE ACONTEÇA UM BOM JOGO LOGO MAIS, E QUE VENÇA A EQUIPE QUE MELHOR SE COMPORTAR DENTRO DE CAMPO,PARABÉNS IBITIARA,PARABÉNS PALMEIRAS BAR,PARABÉNS PARA TODAS EQUIPES QUE PARTICIPARAM DO CAMPEONATO,PARABÉNS PARA A ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO, E ESPERAMOS UM BOM PÚBLICO DAQUI HÁ POUCO NO CALDEIRÃO DA VILA...

POTENGI,01/09/2012

MIGUEL ALEXANDRE,DIRETOR ESPORTIVO DO IBITIARA ESPORTE CLUBE
Share:

sábado, 18 de agosto de 2012

Ibitiara Esporte Clube na final de novo


       Mais uma vez o Ibitiara chegou,com um pouco mais de dois anos de fundação, a equipe chega pela segunda vez consecutiva na final do campeonato municipal de Potengi,(lembrando que entre essas duas chegadas a equipe conquistou a Copa São José 2012 de Potengi),e neste sábado(18/08),diante da forte equipe do Flamérico conquistou uma vitória suada pelo placar de 2x1.
       O iniciou com a equipe do Ibitiara tomando a iniciativa no jogo,partindo logo pra cima,tanto é,que,aos 12 minutos de jogo teve uma boa chance de abrir o placar desperdiçada por Paulinho,a equipe continua pressionando e aos 22 minutos quase abre o marcador com Paulinho,que isolou a bola por cima do travessão,como sempre o velho ditado do futebol prevaleceu novamente "quem não faz,leva",e em rápido contra ataque o Flamérico abriu o marcador com Robinho aos 23 minutos de jogo,terminando assim o primeiro tempo.
        Após o retorno para o segundo tempo,a equipe do Ibitiara continuou pressionando mais,e logo aos 8 minutos conseguiu o golde empate,após lançamento de Paulinho,que Ricardo soube aproveitar batendo rasteiro na saida do goleiro Japinha.Após o gol de empate,o jogo ficou bem mais disputado,com as duas equipes travando um belo duelo,ás vezes acirrado,mas com lealdade,até que,em uma cobrança de escanteio,o GIGANTE faguinho,virou o jogo para o Ibitiara,2x1.
         Após virar o jogo a equipe soube segurar o resultado e se garantiu na final do Campeonato municipal de Potengi 2012 e aguarda o vencedor do jogo de amanhã,entre Palmeiras bar e Baraúnas.
          Gostaria de parabenizar as equipes do Ibitiara e do Flamérico,que se comportaram bem dentro de campo,destacando a atuação do lateral Faguinho do Ibitiara, que com muita raça se comportou como um verdadeiro GIGANTE dentro de campo.

Miguel Alexandre,diretor do Ibitiara Esporte Clube

Potengi, 18 de Agosto de 2012
Share:

domingo, 5 de agosto de 2012

100% Ibitiara E C,no municipal de Potengi 2012

  Com uma campanha impecável,4 jogos,4 vitórias,8 gols marcados e nenhum sofridos, o Ibitiara E C,termina sua participação na primeira fase do campeonato municipal de Potengi 2012.
   inicialmente venceu a boa equipe da Mata fresca,por 1X0, gol de Paulinho,no segundo jogo aplicou uma sonora goleada na fraca equipe do Baxio por 5x0,3 gols de Paulinho,1 de Ricardo e 1 gol de...esqueci agora,no terceiro jogo venceu a boa equipe da Baraúnas por 1x0 gol de Antonio de pio e na ultima partida vitória por 1x0 sobre o Ceará e mais uma vez Antonio de pio marcando para o Ibitiara E C,selando assim com chave de ouro sua participação na primeira fase.
   Porém cabe aos atletas ficarem atentos,por que no ano passado a boa equipe da Baraúnas fez uma bela atuação na primeira fase deste mesmo campeonato,com melhor ataque e acabou sendo eliminada logo de cara pela equipe do Ibitiara na fase de mata mata.
   As semi finais ficaram definidas da seguinte forma:IBITIARA E C X FLAMÉRICO  E  PALMEIRAS BAR X MATA FRESCA.
   Boa sorte para as equipes que passaram de fase,e que tenhamos bons jogos!!!
Share:

domingo, 29 de abril de 2012

Em crise Ibitiara vence amistoso

       Nesta manhã ensolarada de domingo o Ibitiara enfrentou a equipe da ADA de Assaré e saiu vencendor do confronto. Com dois gols relâmpagos aos 15 e 17 do primeiro tempo através de Chiquinho em cobrança de falta e Paulinho em jogada veloz, o Ibitiara conquistou uma boa vantagem que foi diminuida ainda no primeiro tempo 2 x 1 o placar.
     No segundo tempo ADA empatou, porém, Tandinha fez 3 x 2 para o Ibitiara e Paulinho fez 4 x 2, o time vacilou um pouco e ADA diminuiu 4 x 3, mas Cesar deu números finais a partida 5 x 3 para o Ibitiara.

Nota negativa: Ausência de alguns atletas do Ibitiara Esporte Clube, que prejudicou a equipe em campo.


ADA x IBITIARA

Ibitiara Esporte Clube

Ibitiara Esporte Clube
Share:

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ibitiara Esporte Clube realiza festa em comemoração a um ano de Fundação e Titulo da Copa São José 2012

 Ibitiara Esporte Clube, neste ato simplesmente designado de I.E.C, com sede e foro nesta cidade de Potengi  no Estado do Ceará  é uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituído por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário,  constituído para difundir e aperfeiçoar a prática esportivas  e outras modalidades amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. A iniciativa de fundar um clube de esportes partiu de alguns jovens da comunidade potengiense com a ideia de aperfeiçoar as praticas desportistas amadoras do município. O clube está organizado com ata, estatuto, regimento interno, uma diretoria de 18 integrantes sendo 13 na diretoria executiva e 5 no conselho fiscal, todo o processo de organização se deu por meio de assembleia geral para fundação do clube no dia 05 de Março de 2011 na sede da federação das entidades comunitárias do município de Potengi.

"Dia 05 de março data em que foi fundado a Associação Ibitiara Esporte Clube"  portanto data OFICIAL!!!

PARABÉNS

  Neste Sábado dia 14 de Abril todos atletas e Amigos se reuniram para festejar esta data que será lembrada para toda vida Esportiva Potengiense. Estávamos também comemorando a consagração do Título da Copa São José de Futebol de Campo edição 2012, lembrando também que em seu primeiro ano de vida já foi Vice-Campeão  do Campeonato Municipal de 2011...

Edson Veriato e Prefeito Dr. Samuel
"PARABÉNS  A  TODOS  QUE  SEMPRE  NOS  APOIARAM  E  AOS  QUE  SEMPRE  NOS CRITICARAM  SE  HOJE  SOMOS  O  QUE  SOMOS  SE  DEVE  A  TODOS"


Confira as Fotos :
Ibitiara Esporte Clube

Dalmir Zuza







Bebe e Reg
Técnico Arclebio e sua esposa Cibele

Share:

Desportivo Camisa 10

Desportivo Camisa 10
Pagina facebook

Visitas Online

Arquivos do Blog