Mas, ainda não é tarde demais para mudar esta situação! A FIFA tem plenas condições de tornar a Copa do Mundo uma festa para todos. Nós exigimos da FIFA os seguintes pontos:
1. Não às remoções e violações dos direitos humanos
Mais de 150.000 pessoas poderão ser expulsas violentamente de suas casas com diversas violações dos direitos humanos por causa dos preparativos para a Copa do Mundo. Vendedoras e vendedores ambulantes temem por sua existência por causa das restrições impostas em função dos acordos de venda exclusiva estabelecidos com os patrocinadores da Copa.Portanto, nós exigimos: Que não haja expulsões de vendedores e vendedoras ambulantes dos seus lugares de venda e que não haja “limpezas” nas favelas com o intuito de cuidar da imagem dos jogos. (mais)
2. Não à exploração de trabalhadores em nome da Copa do Mundo
Os lucros da Copa não devem ser obtidos através da exploração de trabalhadores. A experiência até hoje mostra diversas situações de condições de trabalho precárias nas obras da Copa no Brasil. Também não se pode aceitar que os produtos fabricados para os torcedores sejam produzidos sob condições de exploração.Portanto, nós exigimos: a FIFA deve garantir o cumprimento de condições de trabalho adequadas e salários justos. (mais)
3. O povo brasileiro também deve se beneficiar dos lucros bilionários gerados pela Copa
A FIFA e os patrocinadores da Copa (Adidas, Coca-Cola, Budweiser etc.) têm lucros bilionários às custas do povo brasileiro, e negam-se a pagar impostos no Brasil. Está claro para onde isto vai nos levar: o Brasil ficará com uma montanha de dívidas, o que implicará em cortes nos gastos públicos direcionados à esfera social. Finalmente, 50 milhões de pobres no Brasil vão pagar pela Copa.Portanto, nós exigimos: Todas as empresas que lucram com a Copa devem pagar impostos. Isto também vale para a FIFA (mais).
Fonte: www.solidar.ch
0 comentários:
Postar um comentário